segunda-feira, 15 de março de 2010

CECILIA NO DP!!!




Gastronomia // Sabor e design no mesmo prato Cecília Montenegro, do Petit Bistrot, une artes visuais e gastronomia em seu cardápio de delícias do mundo inteiro
Raítza Vieira
raitzavieira.pe@dabr.com.br



O design e a culinária podem ter muito mais coisas em comum que se imagina. Do inglês, designer é aquela pessoa que desenvolve qualquer atividade ligada à criação, e por que não a culinária ser uma delas? Uma prova de que essa combinação dá certo está no trabalho desenvolvido pela chef e designer Cecília Montenegro, que traz uma proposta diferenciada e cheia de criatividade, desde a ambientação do espaço ao sabor e decor dos pratos.


Foto: Edvaldo Rodrigues/DP/D.A press
Ela comanda o Petit Bistrot, em Casa Forte, inaugurado há cinco meses. Um lugar com uma ambientação singular e intimista, parecendo a extensão de sua casa, com muitos toques do redesigner. E essa ideia foi da própria Cecília com a sócia, Germana Uchôa. No cardápio do Bistrot, a maioria dos pratos são da culinária francesa e agora também conta com 'comidinhas' indianas e árabes, trazendo uma mistura de temperos.

Cecília ratifica que o design tem muita influência em seu trabalho como chef. "Tudo tem que combinar. O acompanhamento, os temperos", afirma. Há 20 anos, ela está inserida no mundo gastronômico. Desde menina gostava de cozinhar, como ela afirma "era prendada" - sabia costurar, fazer receitas e se interessava pelas atividades da casa. O vínculo mais profissional com a cozinha, no entanto, só apareceu na fase adulta. - quando já estudava design (claro), na UFPE.

Em 1989, foi à França estudar dança. Na capital francesa, acabou permanecendo por dez anos. Tempo suficiente para aprimorar seus dotes culinários na capital da alta gastronomia, trabalhar em alguns restaurantes e se especializar na área, fazendo três cursos: culinária tradicional francesa, dietética e pastelaria. Período também que conheceu seu marido e construiu uma família.

Cecília explica que retornou ao Brasil em 1999, pois queria criar os filhos no Recife. E a partir daí decidiu cair de cabeça no ramo. Tanto que um ano depois de sua chegada, ela e o marido francês abriram a creperia Montmartre. Praticando ioga há dois anos e cada vez mais buscando ter uma vida saudável e com qualidade, Cecília teve a ideia de acrescentar no cardápio do bistrô petiscos indianos e árabes. No futuro, pretende incluir refeições e bebidas. "Com as minhas pesquisas e experiência, percebi que a gente não deve se preocupar apenas com o paladar. Mas, com os benefícios que a alimentação traz. E as comidas que agradam o paladar devem ter temperos e ervas", conclui.

Receita

Rolinhos de Pão sírio à indiana (serve quatro pessoas)

Ingredientes

4 pães sírios grandes
250 gramas de grão de bico
um dente de alho
uma colher de sopa de tahine
4 folhas de alface
4 tomates pequenos
meio repolho roxo
uma cenoura
um pepino
uma colher de sopa de azeite
uma caixa de creme de leite
uma colher de sopa de limão
20 folhas de hortelã
sal e pimenta de reino a gosto

Modo de fazer

Cozinhe o grão de bico em água salgada e deixe esfriar, sem desprezar a água.

Bata no liquidificador com um dente de alho, uma colher de sopa de tahine e sal.

Lave as alfaces.

Corte os tomates bem pequenos em quadradinhos.

Corte o repolho roxo em tiras fininhas e lave-o, colocando para escorrer.

Rale a cenoura e reserve.

Prepare o molho adicionando o pepino ralado sem casca e caroços, a colher de azeite, colher de sopa de limão, o creme de leite, as folhas de hortelã picadinhas, sal e pimenta do reino a gosto.

Monte os rolinhos espalhando por toda a superfície do pão sírio a pasta de grão de bico, os tomates, o repolho roxo em tirinhas, a cenoura ralada e por último alface.

Enrole-os delicadamente, corte em tamanhos pequenos e sirva ao lado do molho de pepino.

Decore com folhas de alfaces, semente de mostarda e páprica picante.

http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/03/14/diariorevista5_0.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário